Equipe

Conheça nossa equipe

Os Profissionais que Transformam o Vidigal Cultural

Gilson Nathaniel - Professor Baraço

Professor de capoeira formado pela Associação Cultural de Capoeira São Jorge, pesquisador das danças afro-brasileiras, é agitador cultural, percussionista e educador popular. Integra o grupo de pesquisa de danças do projeto Vidigal Capoeira com ênfase no Cacuriá. Participou da produção de 3 registros fonográficos da cultura popular idealizada pelo Ponto de Cultura e Memória Vidigal Cultural. Participou e atuou no documentário “Capoeira Inspirational”. Auxilia nas produções e execuções das ações, eventos e atividades da instituição . É Associado Efetivo da Associação Vidigal Cultural (Projeto Vidigal Capoeira).

Participou de eventos da cultura em várias cidades do Estado do Rio e Maranhão.

Formada - Silvia Reis

Fundadora do Ponto de Cultura e Memória Vidigal Cultural, formada em organização de eventos, graduada em Nutrição e pós graduanda em Nutrição Funcional e Integrativa pela
UFRJ. Possui curso de teatro pelo nós do Morro 2008, musicista popular, atriz, produtora cultural, capoeirista, pesquisadora e divulgadora das danças afro brasileiras com ênfase no;
Jongo, coco, samba de roda e Tambor de Crioula produz eventos diversos da cultura dentre eles: o encontro nacional de cultura popular no Vidigal. Participou de eventos diversos da cultura nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Paraná e Minas  Gerais. Por mais de 6 anos participou como atriz e brincante no espetáculo e workshop de danças Afro em Nós.

Thales Gabriel - Avançado Thalesmãm

É Aluno avançado de capoeira, possui experiência no setor administrativo de empresas, agitador cultural, percussionista, pesquisa e divulga a cultura afropopular. Integra coletivo de Jongo, coco e samba de roda. Participou de eventos de cultura em várias cidades do Estado Fluminense, estado de São Paulo e Maranhão. Integrou equipe de produção de 5 registros fonográficos da cultura popular. Participou e atuou no documentário “Capoeira Inspirational” e o documentário “Jongo da Lapa meu terreiro é rua”. Auxilia nas produções e execuções
das ações do Projeto Vidigal Capoeira. É Associado Efetivo da Associação Vidigal Cultural ( Ponto de Cultura e Memória Vidigal Cultural) é formando em História pela Universidade Estácio de Sá.

Corda Azul - Kaelli Marinho

É pedagoga de formação, possui mais de 20 anos de experiência na área, facilita aulas de capoeira  supervisionada para o público da 1° idade. É pós-graduada em Teologia com ênfase no Ensino Religioso e Pós  graduação Infantil pela Puc – Rio. Integra o Ponto de Cultura e Memória Vidigal Cultural, participou das produções de álbuns fonográficos da cultura destaque para álbum e videoclipe “Saravá Jongueiros da Casa”. Participou de eventos de capoeira e cultura popular em várias cidades fluminense, estado do Maranhão e Espírito Santo. Auxilia nas produções, ações e atividades do Projeto Vidigal Capoeira, pesquisas de danças de matriz africana ( coco, Jongo, tambor de Crioula, ciranda, maculelê e samba de roda).

Professora de Dança Isabel Lorrayne

É corda azul na associação cultural de capoeira são Jorge célula do Rio de Janeiro. Pesquisa e divulga as danças afro brasileira. É professora de Dança africana, coreógrafa e multiartista. Há mais de 10 anos vivencia, pesquisa e estuda as danças.


Realiza performances e ministra workshops e oficinas de danças afrobrasileira e africana em instituições diversas incluindo a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Museu de Arte do Rio e o Sesc de Copacabana. Realizou performace de dança na inauguração do Teatro Ruth de Souza. Ministrou vivências e apresentações em eventos diversos de capoeira e cultura popular em cidades do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Integra o grupo de pesquisa de Danças do projeto Vidigal capoeira e auxilia nas produções e execuções das ações e atividades da instituição.


É estudante de Dança pela universidade Angel Vianna.

Fabiano da Silva Oliveira - Mestre Biano

Fundador da instituição projeto Ao Som do Meu Tambor que pesquisa e divulga as danças afro brasileira. Produtor executivo de eventos diversos da cultura popular. É capoeirista há mais de 30 anos. É mestre de capoeira pela Associação cultural de capoeira São Jorge – RJ, leciona para pessoas de todas as faixas etárias, é percussionista, artesão e confecciona instrumentos em geral.

Coordena células modelos de seu trabalho em vários pontos da cidade de Nova Friburgo, Bom Jardim e Niterói.

Participou de eventos culturais nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Pará, São Paulo e Maranhão.

Responsável pelo resgate, manutenção e divulgação da  expressão da cultura popular “Mineiro Pau” na região de Nova Friburgo. Participou da produção dos registros fonográficos: “Cd homenagem ao Mestre Índio” e o CD “Músicas da Cultura Popular em Ritmo de Capoeira” e “Saravá Jongueiros da Casa”.

Dirigiu e participou de espetáculos de Danças Afro Brasileiras nas cidades do Rio de Janeiro, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo.

Osiel Martins Freitas - Mestre Índio Maranhão

Divulgador da cultura popular maranhense, produtor e agitador cultural. É mestre de capoeira, prática e vivência a arte há mais de 52 anos. Presidente e fundador da instituição Associação cultural de capoeira São Jorge fundado em 1987 possui células modelos de seu trabalho em cidades dos estados do Maranhão e Rio de Janeiro. Já formou 3 mestres de capoeira, 6 contramestres e mais de 30 professores, calcula se que na instituição através de seus multiplicadores durante os 37 anos de existência já atendeu mais de 20 mil pessoas.

Anualmente é convidado para ministrar oficinas, workshops, palestras e participações em eventos diversos de capoeira e cultura em várias regiões do país. Em 1999 foi convidado na função de palestrante no evento “ Tots Som Meninos” na cidade de Catalunha – Espanha, onde foi homenageado pelo prefeito da cidade na época.