Sobre Vidigal Cultural

O Ponto de Cultura e Memória Vidigal Capoeira

O ponto de Cultura e memória Vidigal Cultural que também atende pelo nome projeto Vidigal Capoeira fundado em 2010 surgiu por iniciativa do produtor e agitador cultural Messias Freitas e seus alunos mais antigos com objetivo de promover a aproximação de crianças, jovens, adultos e o publico da terceira idade criando acesso as artes e proporcionando a diversidade de experiências estéticas e artísticas da cultura de matriz africana; Com ações de: criação, formação, pesquisa, reflexão, intercâmbio, preservação de acervos e memórias, além de criação de publico em todo território nacional e internacional.

Desde então, prestamos atendimento gratuito à vários lugares, sem desfazer o vínculo sociocultural com o local original. Nosso publico principal são moradores do Morro do Vidigal e comunidades do entorno, atendemos diretamente mais de 1000 alunos por ano. Dentro e fora do Vidigal. Além disso, mantemos um elevado nível de excelência técnica e artística em nossos projetos, o que fez com que recebêssemos o reconhecimento através de editais e prêmios, incluindo o de ação Local pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, prêmio cultura viva pela secretaria de cultura e economia criativa- RJ, Premio Cultura Populares pelo IPHAN, Arte e Cultura-RJ entre outros. Certificado como Ponto de cultura pelo ministério da cultura e a certificação de Ponto de Memória pelo instituto brasileiro de Museus – IBRAM além de integrante do cadastro Fluminense de Museus segundo a SECEC-RJ.

Ao longo desses anos de existência, foram realizadas apresentações musicais, espetáculos cênicos, debates, palestras, mesas redondas, oficinas práticas e workshops, encontros nacionais de cultura, encontros de mestres dos saberes, mostras e produções de documentários, exposição de fotografias, produção de registros fonográficos, produção de livros e vivencias em todo território brasileiro e em alguns países da Europa ( Servia, Suécia, Grécia, Rússia, Romênia, Hungria e Itália).